sexta-feira, 10 de junho de 2011

Purificando a água

Para que a água chegue limpa às torneiras, é necessario que ela eja purificada em estações de tratamento antes de ser distribuída para as caixas - d´água da cidade.


Veja abaixo o esquema das etapas de tratamento de água:




1ª etapa: Por meio de uma bomba, a água do rio é sugada (puxada) para a estação de tratamento. Começa, então, a primeira etapa de purificação, com a água recebendo duas substâncias - sulfato de alumínio e cal. Ambas formam uma solução de água + cal + sulfato de alumínio produz a foculação das impurezas, ou seja, as impurezas se juntam formando flocos.


2ª etapa: Os flocos se depositam no fundo do tanque de decantação pois são mais densos que a água.


3ª etapa: Mais limpa, após a decanntação, a água que ficou por cima é conduzida para o filtro de cascalho e areia, nde se completa a eliminação de particulas sólidas da água. Existem estações de tratamento cujo filtro, nesta etapa, inclui uma camada de carvão.


4ª etapa: Por fim, a água, já filtrada e limpa, é esterilizada: recebe cloro, que mata os micróbios.


Depois de passar pelas estações de tratamento, a água de rios e represas torna-se potável. Mas, ainda sim, não é aconselhável bebê-la como sai da torneira. É melhor filtra-lá, pois, ao travessar a rede de canos que liga a estação de tratamento as caixas - d´água da cidade e de casas, a água pode adquirir novas impurezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário